Título: | TIA, EXISTE MULHER BOMBEIRA? MENINAS E MENINOS CO-CONSTRUINDO IDENTIDADES DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
JONE CARLA BAIAO |
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Colaborador(es): |
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 01/MAR/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9577&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9577&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9577 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||
A tese Tia, existe mulher bombeira? Meninas e meninos co-
construindo identidades
de gênero no contexto escolar trata da construção de
identidade de gêneros de crianças,
entre 6 e 7 anos de idade, numa classe de alfabetização de
uma escola pública na
cidade do Rio de Janeiro, a partir da análise da fala em
interação em grupos mistos,
durante a realização de atividades de jogo controladas
pelas próprias crianças, e em
atividades de roda e de apresentação de brinquedos, com a
participação da professora.
A pesquisa, de natureza qualitativa e etnográfica, tem seu
suporte teórico na
Sociolingüística Interacional, na Análise da Conversação e
na Etnografia da
Comunicação. Os conceitos mais importantes são os de
enquadre e alinhamento, tópico
e estruturas de participação. O trabalho dialoga com as
teorias sobre gênero, dos anos
80 e 90, e com os estudos sobre gênero e infância, com
foco especial em estudos sobre
o contexto (cultural, escolar, tipo de atividade). A
análise dos dados aponta para a
construção de diferentes identidades de gêneros femininos
e masculinos, no âmbito
individual e do grupo. Discuto assim diferentes modos de
ser menina e menino que as
crianças da turma co-construíram, fazendo reflexões sobre
as teorias de gênero da
dominância, da diferença/ duas culturas, construcionistas
e performáticas. Avalio se os
resultados obtidos relacionam-se aos modelos hegemônicos
de identidades de gênero
ou a outras formas/múltiplas de serem hoje meninas e
meninos, em função do contexto
e de diferentes atividades de que as crianças participam.
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