Título: | DESVENDANDO A ÁREA DE TRABALHO E EDUCAÇÃO: ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO E OS PRODUTORES DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO DA ANPED | |||||||
Autor: |
ALEXANDRE MAIA DO BOMFIM |
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Colaborador(es): |
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador |
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Catalogação: | 01/MAR/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9568&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9568&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9568 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este estudo analisa a área de Trabalho e Educação, de modo
a contribuir
para a sua avaliação. Mais especificamente, a tese aborda
a produção de pesquisa
e os produtores do Grupo de Trabalho - Trabalho e
Educação, o GTTE da Anped,
durante o período 1996-2004, com o duplo objetivo de
analisar a produção deste
Grupo de Trabalho e de caracterizar quais são e como se
dão as relações entre os o
agentes responsáveis por essa produção. Para tal, foram
analisados 132 trabalhos
(incluindo alguns pôsteres), os resumos dos trabalhos
encomendados, além das
ementas dos mini-cursos disponibilizados nos CD-ROM e nos
Cadernos das
Reuniões Anuais da Anped. A análise inclui, também,
documentos que realizam
balanços da produção da área e a Plataforma Lattes do
CNPq, consultada para
obter informações sobre os seus autores Além disso, foram
realizadas
entrevistas com parte desses autores e com ex-
coordenadores do GTTE. A tese é
construída em torno da problematização da tradição
analítico-metodológica que
caracterizaria o GT e que influencia suas escolhas e
preferências. O estudo
permite constatar que a identidade do grupo ligada à
perspectiva marxista
constituiu uma pauta nos anos 80 que não conseguiu ainda
ser cumprida.
Constata, também, que a década de 90 trouxe novos desafios
para o GTTE e que a
manutenção da perspectiva teórica hegemônica do grupo o
colocou diante da
difícil escolha entre mais ortodoxia ou mais heterodoxia.
A pesquisa mostra que
os maiores desafios do GT estão no diálogo com a Escola
Básica, na reflexão
sobre as políticas públicas, nos estudos de setores não-
industriais, nos estudos
históricos, nas análises macro ou panorâmicas e na
reflexão sobre experiências
alternativas e contra-hegemônicas.
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