Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS, A IDADE COGNITIVA E AS RESTRIÇÕES INTRAPESSOAIS ENTRE PESSOAS MAIS VELHAS
Autor: GUSTAVO MARIN FONTES
Colaborador(es): PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador
Catalogação: 22/FEV/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9553&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9553&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9553
Resumo:
Este trabalho identifica a intenção dos consumidores seniores - acima de 55 anos de idade - na prática de atividades físicas. Também verifica os motivos que podem restringir a participação dessas pessoas nas atividades. Finalmente, investiga uma segmentação de mercado alternativa, com base no conceito de idade cognitiva. Compara a análise das variáveis demográficas, como idade cronológica, sexo, ocupação e renda familiar, com os resultados. Isto permite averiguar a influência que essas variáveis exercem no desejo de praticar atividades físicas e na percepção das restrições intrapessoais. Uma amostra de conveniência de 231 pessoas acima de 55 anos respondeu ao questionário elaborado para testar várias hipóteses. Os resultados mostraram que os consumidores acima de 55 anos já praticam ou têm intenção de praticar atividades físicas de intensidade leve e de esforço moderado, mas não há esta intenção para atividades que exigem muito esforço. Os resultados também mostram que existem restrições intrapessoais que impedem pessoas mais velhas de praticar as atividades de que gostariam.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF