Título: | PROJETO INTEGRADO DE ESTABILIDADE DE UNIDADES FLUTUANTES | |||||||
Autor: |
GUILHERME TAVARES MALIZIA ALVES |
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Colaborador(es): |
LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA - Orientador LUIZ CRISTOVAO GOMES COELHO - Orientador |
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Catalogação: | 30/JAN/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9502&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9502&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9502 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho está inserido em uma linha de pesquisa do
Tecgraf/PUC-Rio
de projeto de unidades flutuantes, tais como navios e
plataformas. Nesta linha de
pesquisa, é desenvolvido o programa gráfico Sstab, para
análise e projeto de
estabilidade estática de unidades flutuantes. Estabilidade
de unidades flutuantes é
um critério fundamental em um projeto naval. Para aprovar
um projeto naval é
necessário satisfazer vários critérios, entre estes, a
obtenção da situação de
equilíbrio da unidade quando submetida às situações de
carregamento, a avaliação
satisfatória dos cálculos das solicitações de vento, a
avaliação satisfatória da curva
de estabilidade limite e a avaliação satisfatória dos
planos de borda livre da
unidade. O principal objetivo deste trabalho foi
implementar no Sstab
procedimentos necessários para realização de verificações
de projeto de forma
integrada e automática. Essas tarefas são divididas em
quatro passos distintos,
cada um dependente da antecessor: Definição automática de
carregamento ótimo;
Cálculo das solicitações de vento usando hardware gráfico;
Definição da curva de
estabilidade limite; Definição integrada dos planos de
borda livre e integridade
estanque do casco. Especificamente, este trabalho tem por
objetivo explicar os
critérios e algoritmos inerentes a cada um desses passos.
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