Título: | O DESVIO DO MÉTODO: LINGUAGEM E HISTÓRIA NO PENSAMENTO DE WALTER BENJAMIN | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
IVE DE SANTANA CUNHA |
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Colaborador(es): |
KATIA RODRIGUES MURICY - Orientador |
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Catalogação: | 29/JAN/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9501&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9501&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9501 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta dissertação aborda um aparente problema do Prefácio
crítico do livro A origem do drama barroco alemão. Este
texto - que aproxima a teoria da linguagem de Benjamin de
uma terminologia filosófica mais tradicional -
surpreende com a proposição método é desvio. Esta
dissertação trata do tema do
desvio (Umweg), relacionando-o à questão central da
apresentação das idéias (Darstellung). Nesta perspectiva, o
trabalho articula as teorias benjaminianas da
linguagem e da história, pela relação entre sua teoria do
nome próprio (1916), da
tradução (1921), da apresentação (1924) e, mais tarde, do
conceito das imagens dialéticas (1940). Postulada a
importância do sensível para o pensamento, o desvio seria
traço formal de um pensamento que se expressa na
linguagem, em especial, na forma escrita.
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