Título: | A EDUCAÇÃO IDEOLÓGICA NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL DO ISEB (1955-1964) | |||||||
Autor: |
MARIA TERESA CAVALCANTI DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - Orientador |
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Catalogação: | 13/NOV/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9272&idi=1 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9272&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9272 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Situando-se no âmbito da história da educação brasileira,
a presente pesquisa tem por objetivo identificar e
compreender o conjunto de estratégias político-educativas
concebidas e implementadas pelo ISEB - Instituto Superior
de Estudos Brasileiros, instituição vinculada ao MEC, de
1955 a 1964, constituída através de um grupo de
intelectuais radicados no Rio de Janeiro que tinham por
finalidade o estudo, o ensino e a divulgação dos saberes
das ciências sociais (notadamente a sociologia, a
história, a economia e a política). O Iseb se caracterizou
por aplicar os conhecimentos gerados por essas ciências
sociais à análise e à compreensão crítica da realidade
brasileira, tendo em vista uma ação de cunho político
expresso na intervenção e no direcionamento de uma nova
mentalidade da sociedade voltada à superação do
subdesenvolvimento do país. Ao se colocar o compromisso de
superação dos problemas e da crise vivenciada naquele
contexto, o ISEB assume a concepção e condução (teórica e
prática) de uma ideologia que se configurou no projeto
nacional-desenvolvimentista. Definido no decreto-lei de
sua criação como um curso de altos estudos sociais e
políticos, o ISEB manteve um Curso Regular, promoveu
Cursos Extraordinários, Ciclos de Conferências e
Conferências isoladas; ou seja, um aparato singular para
uma instituição que, mesmo não sendo uma universidade,
desenvolveu uma significativa produção de nível acadêmico
que acabou, mesmo após sua existência, influenciando o
pensamento intelectual brasileiro em diferentes áreas,
inclusive no âmbito educacional - foco do presente
trabalho. Para alcançar os objetivos pretendidos e superar
a inexistência de fontes primárias sobre o dia-a-dia do
ISEB, a pesquisa se apoiou numa abordagem materialista e
dialética (Gramsci, Goldman), tendo sido desenvolvida em
dois momentos distintos : inicialmente foi feito um
levantamento descritivo apoiado em autores que pesquisaram
sobre o ISEB e geraram análises que de alguma maneira
tangenciam sua natureza educativa; e posteriormente, a
pesquisa se concentrou em algumas produções isebianas,
representativas por informar - indiretamente - a filosofia
e o pensamento educacional que efetivamente direcionavam
as práticas formativas assumidas. A hipótese central é que
ao articular suas finalidades de estudos e ensino, com as
estratégias necessárias ao alcance do desenvolvimento
nacional, esse grupo de intelectuais materializou de
maneira singular suas preocupações formativas, confirmando
tanto sua natureza educativa, quanto uma efetiva
influência na constituição de uma epistemologia crítica
das ciências sociais no Brasil, aspectos identificados e
analisados no presente trabalho.
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