Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ASPECTOS DA UTILIZAÇÃO DE SUBSTÂNCIA HÚMICA NO TRATAMENTO DE ÁGUA DE PRODUÇÃO
Autor: MARIA CLARA KREMER FALLER
Colaborador(es): EDUARDO DE ALBUQUERQUE BROCCHI - Orientador
Catalogação: 06/NOV/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9241&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9241&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9241
Resumo:
Água de produção consiste de uma das principais preocupações ambientais relacionadas à produção de petróleo. Substâncias húmicas (SH) são naturalmente formadas durante a humificação de matéria orgânica por microorganismos, apresentando uma série de propriedades, dentre essas, a de captura de grande parte dos íons metálicos. O presente trabalho teve com o objetivo principal avaliar a viabilidade da utilização de SH no tratamento da água de produção, considerando a utilização de três diferentes compostos húmicos (HMC). Em relação ao tempo para a completa coagulação/floculação, observou-se uma variação em função da concentração utilizada, para todos os três casos de HMC. HMC-3 apresentou os menores intervalos de tempo, além de interface bem definida e sobrenadante final de aspecto límpido. Os resultados do teor de bário, após adição das HMC, mostram a redução do valor inicial em todos os casos, sendo que a maior redução para 4mL do HMC- 1. Ensaios realizados com as algas detectaram tanto um aumento da clorofila quanto das áreas médias das algas na presença de água de produção, sendo este mais acentuado quando também da presença de HMC-3. Os resultados mostraram ser factível o uso de substâncias húmicas em tratamentos que envolvam uma etapa de cogulação/floculação e confirmam a capacidade das SH de reter espécies metálicas como o bário. Nos ensaios com algas, teve-se forte indicativo da contribuição positiva da presença da água de produção para seu crescimento, especialmente da água de produção com SH. Estes resultados reafirmam o grande potencial do uso das SH em tratamentos ambientais.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF