Título: | ARQUITETURA ENTRE ESCULTURA: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIMENSÃO ARTÍSTICA DA PAISAGEM CONTEMPORÂNEA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
FABIOLA DO VALLE ZONNO |
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Colaborador(es): |
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 23/OUT/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9183&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9183&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9183 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Arquitetura entre Escultura: uma reflexão sobre a dimensão
artística da
paisagem contemporânea busca uma aproximação entre as
obras de escultores e
arquitetos após os anos 1960, no âmbito internacional, com
o objetivo de traçar
possíveis caminhos de diálogo entre ambas as disciplinas
diante do desafio de se
inserirem na multiplicidade da Paisagem contemporânea. A
reflexão parte da
noção de campo ampliado, da historiadora Rosalind Krauss,
em que as fronteiras
entre escultura, arquitetura e paisagem se tornam
flexíveis, delineando, através de
combinações e exclusões, possibilidades múltiplas para a
arte ao lidar com o
espaço real. Na mesma vertente, o historiador da
arquitetura Anthony Vidler
sustenta que, se para criticar os termos tradicionais da
escultura os artistas se
apropriaram das questões da arquitetura, por sua vez os
arquitetos teriam buscado
o experimentalismo da escultura a fim de escapar da
rigidez funcionalista e dos
modelos tipológicos. Na produção dos artistas Richard
Serra, Christo, Robert
Morris, Robert Smithson, Claes Oldenburg e Vito Acconci e
dos arquitetos Robert
Venturi, Peter Eisenman, Frank Gehry, Zaha Hadid, Daniel
Libeskind e Rem
Koolhaas foram selecionadas obras que poderiam ser
descritas como entre -
partícipes do campo formado por arquitetura e escultura e
paisagem. A partir deste
campo são identificadas questões sobre: externalidade,
relação com o sítio,
monumentalidade, experiência da obra no espaço-tempo do
percurso, forma e anti
forma, performance e uso dos espaços, público e privado,
imagem, ficção e
história. Observa-se a deflagração de um processo, ao
mesmo tempo,
experimental e autocrítico desses campos de atuação,
através de uma abordagem
que pontua relações entre Moderno, Pop, Minimal, Land Art,
performances,
Desconstrutivismo e novas topologias e programas
arquitetônicos.
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