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Estatística
Título: ZONAS DE INFLUÊNCIA PORTUÁRIAS (HINTERLANDS) E UM ESTUDO DE CASO EM UM TERMINAL DE CONTÊINERES COM A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Autor: RODRIGO TAVARES PAIVA
Colaborador(es): LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador
Catalogação: 23/OUT/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9179
Resumo:
O processo de conteinerização e o desenvolvimento de redes de transporte intermodal têm provocado crescente competição no setor portuário e vêm interferindo nas zonas de influência dos portos (hinterland) do mundo inteiro, principalmente nos países desenvolvidos. Estas hinterlands estão deixando de ser cativas de um determinado porto para serem de múltipla influência de dois ou mais portos. Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo é caracterizar a dinâmica portuária à luz da conteinerização, mapear a discussão acerca do conceito de hinterlands, identificando suas definições e sua validade, além de apresentar metodologias para sua delimitação, essenciais para permitir o correto planejamento do desenvolvimento portuário por parte de Autoridades Portuárias e Terminais Privativos num cenário de crescente competição. Essa contextualização conceitual e metodológica permitirá a aplicação de uma metodologia para o caso do porto de Rio Grande, localizado no estado do Rio Grande do Sul, especializado na movimentação de contêineres, utilizando-se para tanto de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF