Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INTEGRAÇÃO SEMÂNTICA DE DADOS ATRAVÉS DE FEDERAÇÃO DE ONTOLOGIAS
Autor: SANDRA APARECIDA DIAS
Colaborador(es): RUBENS NASCIMENTO MELO - Orientador
Catalogação: 16/OUT/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9148&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9148&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9148
Resumo:
O advento da WEB propiciou a disseminação de bases de dados distribuídas e heterogêneas. Por vezes, a resposta a uma consulta demanda o uso de várias destas bases. É necessário, então, algum nível de integração destas. A publicação dessas bases nem sempre segue um padrão semântico. Em função disso parece ser essencial existir um meio de relacionar os diferentes dados para satisfazer tais consultas. Este processo é comumente denominado de integração de dados. A comunidade de Banco de Dados tem conhecimento de métodos para dar conta desta integração no contexto de federações de Bancos de Dados heterogêneos. No entanto, atualmente existem descrições mais ricas e com mais possibilidades de semântica, tais como aquelas induzidas pelo conceito de ontologia. A comunidade de Banco de Dados tem considerado ontologias na solução do problema da integração de Banco de Dados. O alinhamento ou merge de ontologias são algumas das propostas conhecidas da comunidade de WEB semântica. Este trabalho propõe o uso de métodos de merge de ontologias como solução ao problema da construção de uma federação de ontologias como método integrador de fontes de dados. O trabalho inclui a implementação de um estudo de caso na ferramenta Protegé. Este estudo de caso permite discutir aspectos de escalabilidade e de aplicabilidade da proposta como uma solução tecnologicamente viável.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF