Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA
Autor: CARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA
Colaborador(es): DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador
Catalogação: 31/JUL/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8755
Resumo:
A dissertação discute a relação existente entre o videodesign e a cultura pósmoderna, através da análise da linguagem visual das vinhetas da MTV. Porém, há também o estudo do sistema visual da emissora, no qual as vinhetas estão imersas, com referências à história, à programação, aos cenários, aos comerciais, aos videoclipes e aos VJs. A MTV assumiria um lugar de destaque na reprodução das manifestações pós-modernas, por ser um legítimo produto da indústria cultural, tendo como principal audiência o jovem, que costuma consumir diversas mercadorias atreladas à imagem dos artistas que tem seus clipes exibidos pela emissora. Além disso, a MTV procura adotar uma linguagem visual de vanguarda, expressa também em suas vinhetas, para continuar mantendo a atenção de seu jovem público, ávido por novidades que são descartadas de modo contínuo, estando baseadas na efemeridade pós-moderna. O ambiente de criação do videodesigner, repleto de recursos técnicos com o uso maciço do computador, através de programas de edição e manipulação de imagens, faria com que esse profissional fosse ao mesmo tempo produto e reprodutor de determinadas características da cultura pós-moderna, enquanto desenvolve as vinhetas que serão exibidas para milhares de pessoas através da televisão, que é um meio de comunicação de massa. Aspectos concernentes à cultura pós- moderna, como a fragmentação, a efemeridade, o presente contínuo, o pastiche, a globalização, a compressão do tempo-espaço, a indústria cultural, o consumismo generalizado, dentre outros, são expostos sob diferentes ângulos e relacionados à linguagem visual da MTV e de suas vinhetas, que são produtos legítimos do videodesign.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF