Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: OS ASPECTOS ORGANIZACIONAIS RELACIONADOS À REALIZAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS E PARCERIAS: O CASO PETROBRAS
Autor: CARLOS FREDERICO TREVIA
Colaborador(es): JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - Orientador
Catalogação: 26/JUN/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8594&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8594&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8594
Resumo:
Algumas das principais competências que surgem como necessárias em um cenário de crescimento, são as que permitem a realização de novos negócios e parcerias interorganizacionais. As empresas que estiverem preparadas para a realização destes movimentos poderão obter uma vantagem competitiva em relação às suas concorrentes. A criação destas novas competências se dá através da análise, ajuste e desenvolvimento dos aspectos organizacionais a elas relacionados. O estudo teve como objetivo final gerar um quadro de referência listando estes aspectos. Para alcançar este objetivo, foi realizado um estudo de caso na Petrobras, empresa que vem investindo no desenvolvimento destas competências. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica incluindo as teorias sobre gerência estratégica, competências centrais, visão baseada em recursos, design organizacional, redes, parcerias, empreendedorismo, aquisições e novos negócios. Desta revisão bibliográfica, foi possível extrair diversas questões para a exploração do contexto organizacional em que o processo de construção de novos negócios e parcerias interorganizacionais está imerso. Estas questões, organizadas em categorias, geraram um questionário para a realização de entrevistas com profissionais envolvidos nestes processos. Foi possível verificar que a empresa deve desenvolver alguns aspectoschave, como a integração da estratégia, a perpetuação destas atividades, a adaptação das estruturas, o uso dos recursos e competências, o relacionamento entre áreas, o alinhamento dos processos e sistemas, a adequação das pessoas, a interação com os parceiros e o aprendizado organizacional. O estudo contribui assim para que as empresas possam, através da análise das questões identificadas, se preparar para a realização dos processos de novos negócios e parcerias.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF