Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: UMA ESTRATÉGIA ORIENTADA A ASPECTOS PARA MODELAGEM DE REQUISITOS
Autor: LYRENE FERNANDES DA SILVA
Colaborador(es): JULIO CESAR SAMPAIO DO PRADO LEITE - Orientador
Catalogação: 19/JUN/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8540&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8540&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8540
Resumo:
Devido ao tamanho e complexidade dos sistemas de software, torna-se cada vez mais difícil manipular os modelos que os representam. É difícil identificar o impacto de mudanças, modificar, ou reutilizar partes da modelagem em outros projetos porque as características do sistema são, na maioria das vezes, muito relacionadas umas às outras. Métodos tradicionais de modelagem e programação utilizam métodos de separação para minimizar este acoplamento, porém eles priorizam apenas uma dimensão das características do sistema (classes, funções, eventos, dentre outras). Características em outras dimensões permanecem espalhadas e entrelaçadas, i.e, elas são características transversais. Nesta tese, propomos que a separação considerando diferentes dimensões, abordado pela programação orientada a aspectos, seja realizada durante a definição de requisitos. Definimos um metamodelo para integração de características transversais que provê um conjunto de atividades e mecanismos para facilitar a modularização, rastreabilidade, modificação e reuso de requisitos. Estes mecanismos são centrados em uma linguagem que define um novo construto para ser utilizado em linguagens de requisitos tradicionais, possibilitando a descrição e composição de características transversais. Mostramos como aplicar este metamodelo utilizando o V-graph, um tipo de modelo de metas, e realizando dois estudos de caso.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF