Título: | JOVENS VOZES EM CENA: EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO E AUTODETERMINAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE PERFORMÁTICA NO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
AMBER MARIA LEVINSON |
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Colaborador(es): |
BERENICE DE OLIVEIRA CAVALCANTE - Orientador |
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Catalogação: | 10/MAI/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8279&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8279&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8279 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta dissertação investiga o diálogo entre a arte e seu
contexto, através
de dois movimentos artísticos e sociais com base em
favelas do Rio de Janeiro: o
Grupo Nós do Morro e o Grupo Cultural Afro Reggae.
Focalizando a arte cênica
ou performática (especificamente teatro e música), o
estudo ressalta determinados
aspectos das dinâmicas culturais cariocas, como a relação
entre favela e
asfalto, para contextualizar o trabalho realizado por
estes grupos com os jovens
participantes. Considerando a relação entre o
espaço/território, tanto físico como
simbólico-cultural, e a inclusão, revelam-se as formas
inovadoras pelas quais os
dois movimentos, através da arte e da performance, abrem
novos espaços no
imaginário social e proporcionam a integração de pessoas
de diferentes áreas e
camadas sociais. A presente pesquisa também ressalta o
efeito desse trabalho para
o desenvolvimento de uma comunicação e colaboração de mão
dupla, as quais
favorecem não apenas a inclusão mas a efetiva integração
social. Também são
consideradas as próprias obras de arte originais
produzidas pelos dois grupos e as
linguagens temáticas e performáticas por eles
desenvolvidas, as quais projetam as
vozes dos jovens das favelas de forma altamente eficaz nos
cenários culturais
regional, nacional e internacional. A análise dessas peças
e canções, aponta para
preocupações com a identidade e a memória cultural.
Ademais, o texto ressalta as
semelhanças, assim como divergências, existentes entre os
dois grupos, ambos
considerados referências em suas áreas, embora construídos
sobre princípios e
objetivos distintos. Expõem-se assim a possibilidade de
diferentes abordagens à
arte e à performance como ferramentas da integração e da
auto-determinação.
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