Título: | OS PERGAMINHOS DA TORÁ DO MUSEU NACIONAL: CRÍTICA TEXTUAL DOS ROLOS REFERENTES AO LIVRO DO GÊNESIS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
CARLOS ALBERTO RIBEIRO DE ARAUJO |
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Colaborador(es): |
MARIA DE LOURDES CORREA LIMA - Orientador |
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Catalogação: | 25/ABR/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8190&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8190&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8190 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A pesquisa envolve a crítica textual do livro do Gênesis
transcrito em IX
rolos de pergaminhos pertencentes ao acervo do Museu
Nacional, no Rio de
Janeiro, conhecidos como Pergaminhos Ivriim. Seu texto
encontra-se como
fragmentos de livros e livros completos da Torá, compilado
em Hebraico
consonântico quadrático, tendo sido comprados por D. Pedro
II, Regente do
Segundo Reinado Brasileiro, em sua primeira viagem à
Europa, entre 1871 a
1872. A análise envolve a elucidação, segundo os
princípios formulados por
eruditos do Antigo Testamento, das características
massoréticas, divisões e erros
de transcrição presentes nos rolos I, II e III referente
ao texto do Gênesis. Além
disso, algumas questões foram especialmente apontadas,
tais como, o critério
utilizado para validar as variantes textuais, as razões
para apontar a possível
família textual e o período de sua transcrição. As
conclusões puderam ser obtidas
a partir da confrontação textual entre o livro do Gênesis
na Torá do Museu
Nacional com as transcrições de diferentes períodos do
texto Hebraico:
massorético primitivo, medieval tardio e contemporâneo.
Estes foram
relacionados entre si sob três diferentes níveis: o
primeiro abrangendo a colação
das variantes textuais, o segundo envolvendo a análise, e
o terceiro enfocando a
possível família textual da Torá do Museu Nacional.
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