Título: | DESIGN E COMUNICAÇÃO NA ANÁLISE DE TRÊS MARCOS REFERENCIAIS URBANOS: RIO CIDADE 1, OBELISCO/PASSARELA (IPANEMA) E LARANJA (CAMPO GRANDE); RENASCENÇA DE PROVIDENCE, E.U.A., WATERFIRE (DOWNTOWN) | |||||||
Autor: |
BARBARA RIBEIRO |
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Colaborador(es): |
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador RACHEL COUTINHO MARQUES DA SILVA - Coorientador |
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Catalogação: | 12/ABR/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8121&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8121&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8121 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O tema desta pesquisa envolve o reconhecimento de Marcos
Referenciais
Urbanos como caracterizadores da identidade de bairros e
cidades e como
elementos-chave na formação do imaginário urbano dos
habitantes. Se bem
aceitos pela população local, os marcos transformam-se em
referência simbólica
para o tecido urbano. Este trabalho apresenta o resultado
do estudo realizado
sobre marcos construídos durante a implementação de
programas de
revitalização urbana, na cidade do Rio de Janeiro -
Brasil - e na cidade de
Providence - EUA. No programa Rio Cidade 1, os marcos
estudados foram o
conjunto Obelisco e passarela, no bairro de Ipanema -
gerador do problema da
pesquisa por ter sido rejeitado pelos usuários cariocas -,
e a Laranja, de Campo
Grande. No programa Providence`s Renaissance, nos EUA, o
WaterFire.
O principal objetivo foi examinar a expressão simbólica
dos três marcos,
mostrar a contextualização histórico-social dos programas
de revitalização e as
atuações das respectivas administrações públicas. Aplica a
técnica da visão
serial na contextualização morfológica dos elementos
construídos. Apresenta
reflexões sobre os processos projetuais, as diretrizes
metodológicas, bem como
o posicionamento dos usuários, sob análise sistemática
baseada em aspectos
fundamentais da comunicação estruturalista de Roland
Barthes, e da dialógica,
de Mikhail Bakhtin. Propõe, por fim, alguns pontos-chave
para a análise
metodológica dos Marcos Referenciais Urbanos, que puderam
ser desenvolvidos
a partir dos pressupostos teóricos e da hipótese levantada.
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