Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AS OPÇÕES DE GEOPOLÍTICA AMERICANA: O CASO DO GOLFO PÉRSICO
Autor: PAULA RUBEA BRETANHA MENDONCA EBRAICO
Colaborador(es): NIZAR MESSARI - Orientador
Catalogação: 03/ABR/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8064&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8064&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8064
Resumo:
O Golfo Pérsico é responsável por aproximadamente trinta por cento da produção mundial de petróleo e detém mais da metade das reservas petrolíferas mundiais. A concentração geográfica do principal recurso enérgico, que alimenta o atual padrão tecnológico mundial, eleva essa região a um ponto de passagem obrigatório nas opções de geopolítica de todos os países do Sistema Internacional. O Golfo Pérsico é uma região de grande instabilidade política, e em menos de trinta anos, enfrentou três guerras internacionais: nos anos oitenta a Guerra Irã- Iraque, nos anos noventa a Guerra do Golfo e, mais recentemente a Invasão Americana ao Iraque. Tais conflitos foram marcados pelo uso, ou pela ameaça de uso, de armas de destruição em massa, e pelas perdas de um contingente imenso das populações dos países em conflito. Esta dissertação analisa a participação americana nestes três conflitos, tomando como referenciais conceitos de geopolítica, uma vez que a especificidade da região exige a retomada dessa disciplina que anda esquecida nas análises internacionais. A geopolítica procura enfatizar o impacto da geografia sobre a política; desta forma, a presença do petróleo no território do Golfo Pérsico, entendido como o Coração Energético Mundial, vai influir decisivamente nas suas relações com os outros Estados do Sistema Internacional. Este estudo analisa as opções de geopolítica dos EUA para a região durante os três conflitos, uma vez que assegurar o acesso às fontes de suprimento energético do Golfo Pérsico é um interesse nacional vital americano.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF