Título: | O PAPEL DA PRIMEIRA LÍNGUA NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITURA EM SEGUNDA LÍNGUA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS E CRENÇAS DE UM GRUPO DE APRENDIZES NA SALA DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS | |||||||
Autor: |
BIANCA WALSH |
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Colaborador(es): |
TANIA MARA GASTAO SALIES - Orientador |
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Catalogação: | 03/ABR/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8061&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8061&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8061 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Pesquisas recentes apontam para a L1 como facilitadora no
processo de
aprendizagem de L2 (Upton e Thompson, 2001; Jarvis, 2001;
Silva, 2003;
Zuchelli, 2003), especificamente no processo de escritura
em L2 (Salies, 1995;
Victori, 1999; Wen e Wang, 2002; Glopper, Stevenson e van
Gelderen, 2003).
Este trabalho tem como objetivo investigar o papel de L1
no desenvolvimento da
escrita em L2, por meio de uma investigação exploratória
das percepções e ações
observadas no discurso em sala de aula e no processo
particular de escritura dos
aprendizes. Trata-se de um estudo de caso de um grupo de
doutorandos em áreas
exatas, aprendendo inglês para escrita acadêmica. Os dados
serão triangulados
para validação de possíveis conclusões em relação ao papel
de L1, a partir das
várias ferramentas de investigação: observação
participante e transcrição do
discurso de sala de aula, entrevistas, protocolos verbais
retrospectivos e
questionários semi-estruturados. Discuti-se o lugar da L1
na instrução formal para
escrita em L2, com possíveis aplicações pedagógicas.
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