Título: | ENTÃO ESSE É QUE É O IMPERADOR? ELE NÃO SE PARECE NADA COM REIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O INTELECTUAL BRASILEIRO PEDRO DE ALCÂNTARA E SUAS VIAGENS PELAS TERRAS DO NILO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
GISELLE MARQUES CAMARA |
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Colaborador(es): |
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 28/MAR/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8008&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8008&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8008 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A presente dissertação se propõe a lançar uma nova
reflexão sobre a figura
do segundo imperador brasileiro, Pedro de Alcântara, cuja
ênfase recai sobre a
análise de sua persona pública como intelectual, e não
como monarca. O estudo
objetiva, através de diferentes propostas epistemológicas,
inserir Pedro de Alcântara
no espaço de sociabilidade brasileiro, mais
especificamente na cidade do Rio do
Janeiro, sede da corte imperial no século XIX, já que
rechaça as correntes teóricas
que trabalham com a idéia de que existe uma
incompatibilidade entre as idéias
difundidas no meio cultural europeu, ambiente cultural em
que Pedro de Alcântara é
recorrentemente remetido, e o brasileiro de tal natureza,
que seria impossível pensar
o Brasil a partir de valores e tradições que constituíram
o cenário social e cultural
europeu oitocentista. O estudo também propõe uma leitura
do papel social de
Pedro de Alcântara como intelectual, conceituando-o e
inserindo-o no modelo
cultural iluminista, já que seu interesse não se reduzia a
nenhuma área específica do
conhecimento, pelo contrário abarcou diversos ramos das
artes e ciências, em que
trabalhou ativamente como pesquisador e mecenas,
comprometido com a difusão
dos valores do progresso, ou seja, da modernidade em seu
país. Como expressão
paradigmática deste contexto histórico-ideológico em que o
estudo procurou inserilo,
foram trabalhadas as duas viagens que realizou ao Egito
nos anos de 1871-72 e
1876-77, através, principalmente, dos relatos presentes em
seus diários de viagem.
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