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Título: UMA ARQUITETURA PARA INTEGRAÇÃO DE REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM MEDIADORES E SERVIÇOS WEB
Autor: SIMONE LEAL DE MOURA
Colaborador(es): RUBENS NASCIMENTO MELO - Orientador
Catalogação: 10/MAR/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7891&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7891
Resumo:
Na educação baseada na Web há uma grande preocupação em relação ao compartilhamento de materiais instrucionais devido à complexidade do processo de desenvolvimento de materiais com boa qualidade. Isto leva a uma tendência em adotar a abordagem de orientação a objetos no desenvolvimento destes materiais, originando os chamados Objetos de Aprendizagem. Além disto, instituições e empresas interessadas na educação baseada na Web vêm formando parcerias no sentido de promover o compartilhamento de tais objetos. De modo a contribuir para estes esforços desenvolvemos uma arquitetura de mediadores e tradutores enriquecidos pelo uso de ontologias, que é implementada como serviços Web de modo a permitir a autonomia local com uma visão integrada. O uso de mediadores possibilita que uma consulta seja redefinida em sub-consultas que são distribuídas às fontes de dados e o resultado integrado. Os tradutores permitem que as sub-consultas sejam entendidas pelas fontes de dados e as respectivas respostas sejam entendidas pelo mediador. A implementação dos componentes da arquitetura como serviços Web possibilita uma maior flexibilidade e interoperabilidade entre os participantes da rede. O tratamento da heterogeneidade semântica faz uso do formalismo de ontologias para descrever os conceitos existentes nos metadados de cada repositório participante na rede e encontrar as possíveis equivalências entre eles. Desta forma, o desenvolvimento desta arquitetura resultou em LORIS, um sistema de integração de repositórios de objetos de aprendizagem. O LORIS está sendo aplicado no PGL, um projeto de cooperação internacional entre instituições de ensino e pesquisa para promover a educação baseada na Web.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES PDF