Título: | IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA ESCOLA FEDERAL SOBRE O FLUXO E O APROVEITAMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS BOLSISTAS: ALGUMAS INFERÊNCIAS A PARTIR DE PESQUISA REALIZADA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO/RJ | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
DAYSE CRISTIANE GONCALVES FERREIRA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 08/MAR/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7877&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7877&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7877 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este estudo parte da hipótese de que alunos que recebem
apoio da Bolsa
Escola para freqüentar e permanecer na escola têm maiores
oportunidades de
aprendizagem e de envolvimento nas atividades escolares, o
que poderia ter
reflexos positivos em fatores de fluxo escolar, como a
reprovação e o abandono,
que interferem na aprendizagem e no aproveitamento escolar
dos alunos. Com
essa hipótese em mente, realizamos um survey em escolas
municipais de São
Gonçalo-RJ, com o objetivo de produzir dados e análises
sobre aspectos do fluxo
escolar e do aproveitamento dos beneficiários da Bolsa
Escola em contraste com
seus colegas Não-Bolsistas e com resultados nacionais
obtidos a partir do SAEB
2003.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|