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Título: ERGONOMIA E USABILIDADE EM FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS NA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO SOBRE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Autor: JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Colaborador(es): ANAMARIA DE MORAES - Orientador
Catalogação: 10/FEV/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7758&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7758&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7758
Resumo:
Esta pesquisa apresenta os conceitos do comércio eletrônico e busca o entendimento de como a preocupação com aspectos de usabilidade e da arquitetura da informação pode contribuir para uma experiência centrada no usuário, de modo a promover maior satisfação e aumentar as chances da conclusão da compra on-line. Para verificar a hipótese de que os aspectos de usabilidade de interface de formulários são determinantes do sucesso no preenchimento e na conclusão da venda on-line, foram selecionados os sites das Lojas Americanas, Casa e Vídeo, Ponto Frio e Submarino. Dentre os métodos e técnicas utilizados na pesquisa, destacam-se o focus group, cardsorting, teste de usabilidade e questionários de satisfação. O focus group foi utilizado nas fases iniciais da pesquisa para coletar informações sobre as motivações, crenças e atitudes dos usuários; em essência, o que os usuários diziam que pensavam. Utilizou-se o cardsorting para entender como os usuários compreendiam o sistema, através de exercícios pelos quais se verificava como eles agrupavam e rotulavam as informações solicitadas. Dessa forma, buscava-se captar não o que os usuários diziam pensar, mas sim o que pensavam. Os testes de usabilidade possibilitaram a observação e análise de como os usuários interagiam com o sistema. Verificou-se, portanto não o que os usuários diziam pensar nem o que pensavam, mas sim o que faziam. Os questionários de satisfação do usuário foram aplicados para coletar dados quantitativos, comentários e observações sobre atributos específicos da interação entre os usuários e os formulários de comércio eletrônico. Através das análises individuais e relacionais dos resultados dos métodos e técnicas, confirmou-se a hipótese de que os aspectos de usabilidade são determinantes do sucesso no preenchimento e na conclusão da compra on-line. Foram então apontadas diretrizes para a elaboração de formulários eletrônicos para conclusão de compra on-line na Internet.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF      
CAPÍTULO 4 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF      
CAPÍTULO 5 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF      
CAPÍTULO 6 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF      
CAPÍTULO 7 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF      
CAPÍTULO 8 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF      
CAPÍTUTO 9 PDF      
CAPÍTULO 10 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF      
CAPÍTULO 11 PDF      
CAPÍTULO 12 PDF      
ANEXOS PDF