Título: | MODELAGEM TRANSIENTE DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM DUTOS DE PETRÓLEO OU GÁS, TERMICAMENTE ISOLADOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
JHOANY JHORDANN BARRERA ESCOBEDO |
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Colaborador(es): |
ANGELA OURIVIO NIECKELE - Orientador LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Coorientador |
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Catalogação: | 07/FEV/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7740&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7740&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7740 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Linhas submarinas são utilizadas na produção e
transporte
de petróleo e seus
derivados. Em ambas as situações, o controle da
transferência de calor do fluido para
o ambiente externo pode ser um fator determinante para o
escoamento. No caso de
produção em águas profundas, o fluido aquecido perde
calor
para a água do mar
gelada. A perda de calor é controlada através do
isolamento térmico, o qual é
projetado para operações de escoamento em regime
permanente. Durante eventuais
paradas de operação, o fluido estagnado no interior da
tubulação ao perder calor para
o ambiente frio, pode atingir níveis críticos de
temperatura, acarretando graves
problemas, tais como formação de hidratos ou deposição
de
parafina nas paredes da
tubulação, o que pode levar ao bloqueio da linha e
interrupção de produção. No
transporte de produtos, o reinício de bombeio de fluidos
muitos viscosos também é
um problema crítico, devido ao aumento significativo da
viscosidade com a redução
da temperatura. O presente trabalho apresenta uma
análise
da influência da
capacidade térmica da parede do tubo e das camadas de
revestimento no transiente
térmico de linhas com muito isolamento. A perda de calor
da linha para o ambiente é
determinada resolvendo-se a equação transiente de
condução
de calor para as
camadas de revestimento da tubulação, utilizando um
modelo
uni-dimensional na
direção radial. O método de volumes finitos é empregado
para resolver o escoamento
transiente no interior da tubulação acoplado com o
transiente térmico na parede da
tubulação, a partir do instante em que uma válvula é
fechada na extremidade da
tubulação interrompendo o fluxo. Comparações com as
previsões de softwares
comerciais foram realizadas e suas limitações são
discutidas. Resultados obtidos das
simulações para o escoamento tanto de líquidos quanto de
gases, considerando e desprezando a capacidade térmica,
mostram que o efeito da mesma é relevante na
determinação do tempo de resfriamento da linha e do
fluido
em seu interior.
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