Título: | EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA: O DESIGN GRÁFICO DE UM PROJETO EDITORIAL (1959-1970) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ANA SOFIA MARIZ |
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Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador GUILHERME SILVA DA CUNHA LIMA - Coorientador |
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Catalogação: | 25/JAN/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7705&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7705&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7705 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A editora Civilização Brasileira foi, sem dúvida, um marco
na história moderna brasileira. Não apenas por ter sido um
veículo de um discurso político-ideológico de vanguarda,
mas também por servir de exemplo de excelência em vários
aspectos da produção editorial. Nesta dissertação
enfocaremos o design gráfico de seus livros publicados num
período em que a editora atingiu um notório nível de
qualidade gráfica e visual, destacando-se como referência
no mercado editorial. No transcorrer de sua existência, a
editora tem passado por várias fases, mas sob o comando de
Ênio Silveira, foram três períodos distintos. O primeiro
que vai de 1952 a 1959, foi a fase de estruturação do
projeto editorial. O segundo, de 1959 a 1970, foco desta
pesquisa, quando o projeto editorial amadurece e ocorre
uma renovação visual na produção gráfica da editora. O
terceiro, a partir de 1970, não é abordado nesta
dissertação por ser um momento de produção de qualidade
decrescente, quando as agruras financeiras impostas pela
ditadura militar se fazem sentir na apresentação dos
livros. A dissertação aborda primeiramente o contexto
histórico da edição de livros no Brasil. Em seguida,
destaca-se a trajetória e formação do editor Ênio Silveira
e a construção de seu projeto editorial. Por fim, com base
em fontes primárias da editora, foi feita uma
reconstituição dos processos produtivos ligados ao design
gráfico, detalhando os principais atores, técnicas e
fazendo uma descrição e análise gráfica dos exemplares
coletados entre as décadas de 1950 e 1970.
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