Título: | ARTE CONTEMPOÂNEA E O SENTIDO CRÍTICO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
DANRLEI DE FREITAS AZEVEDO |
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Colaborador(es): |
RONALDO BRITO FERNANDES - Orientador |
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Catalogação: | 13/JAN/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7679&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7679&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7679 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este trabalho procura pensar a arte contemporânea a partir
do seu nexo com
o caráter crítico da arte moderna. Observando que esta
última se desenvolve
mediante um impulso crítico ambíguo e mesmo contraditório-
o contínuo
reprocessamento de uma linguagem cada vez mais específica
convivendo com
expectativas de sua dissolução no mundo da vida-,
considera-se o olhar
contemporâneo como fruto do simultâneo esgotamento e
redimensionamento
desse impulso. A arte contemporânea não é aqui encarada
como a arte mais
recente, mas como aquela em que a própria lógica de
superação modernista é
artisticamente convocada a um plano crítico. Os sinais de
um sentido de
contemporaneidade tomando corpo já no espaço do moderno
são detectados junto
à prática da colagem e ao gesto envolvido na produção do
ready-made.
Caracterizado por um sentido particular de atualidade e
por uma visão crítica
irreversível acerca da condição-arte, o contemporâneo
enfrenta o problema da
relação entre arte e mundo e entre forma e idéia,
instâncias que foram
freqüentemente levadas a extremos opostos ou mesmo
confundidas mediante a
dinâmica de superação modernista.
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