Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DINÂMICA INTRADIÁRIA DO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO
Autor: ANDERSON ALEXANDER GOMES CORTINES
Colaborador(es): ROSANE RIERA FREIRE - Orientador
Catalogação: 26/DEZ/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7614&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7614&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7614
Resumo:
A modelagem do mercado financeiro requer uma descrição completa da estatística dos preços assim como de sua dinâmica. Analisamos as flutuações de preço do mercado de ações brasileiro (IBOVESPA) em escala de tempo intradiária, no período 2002-2004, considerando distribuições q- Gaussianas P(q) (x,t) provenientes da estatística não-extensiva de Tsallis. Estas distribuições são soluções de uma equação de Fokker-Planck (EFP) não-linear, que permite modelar a difusão anômala observada na série temporal de preços de alta freqüência a partir de mecanismos de feedback estatístico na dinâmica de formação de preços. Nossos resultados mostram que, quando retornos de preços são medidos em escalas temporais de até 30 minutos, as distribuições empíricas são bem descritas por q-Gaussianas, com parâmetro não- extensivo q estacionário e com truncamento exponencial das caudas. Através da análise das propriedades de escala temporal dos primeiros momentos das distribuições empíricas, analisamos a consistência entre a evolução temporal observada e a prevista pela EFP não- linear e obtemos os parâmetros do modelo que caracterizam a dinâmica de nosso mercado. A presença de correlação temporal retarda a convergência das distribuições de retornos de preços para o regime Gaussiano de acordo com o T.L.C., surgindo assim um novo regime q-Gaussiano para escalas de tempo curtas, cujo comportamento superdifusivo é regido pela EFP considerada. Nossos resultados indicam que esta modelagem fornece uma descrição adequada para a dinâmica das flutuações de preços intradiárias do IBOVESPA.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF