Título: | METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DA CONFIABILIDADE METROLÓGICA DE SISTEMAS INERCIAIS SOB UM PERFIL DINÂMICO APLICADO | |||||||
Autor: |
PEDRO CUNHA CAMPOS ROQUETTE |
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Colaborador(es): |
ALCIR DE FARO ORLANDO - Orientador HANS INGO WEBER - Coorientador |
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Catalogação: | 23/DEZ/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7611&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7611&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7611 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O desempenho de sistemas inerciais de navegação ou de
indicação de rumo
e atitude é fortemente ligado à qualidade metrológica dos
sensores inerciais,
acelerômetros e giroscópios, que compõem esses sistemas. É
proposta uma
metodologia para calibração e cálculo de incertezas de
acelerômetros pendulares
servo controlados do tipo Q-flex e de giroscópios de dois
graus de liberdade do
tipo sintonizado seco ou DTG. É proposta uma metodologia
para calcular o
envelope de incerteza dos parâmetros de navegação e
estabilização fornecidos por
um sistema inercial ao longo de um perfil dinâmico
previamente estabelecido.
Estes estudos servirão de base para emissão de laudos de
calibração de
acelerômetros e giroscópios pelo Laboratório de Sensores
Inerciais do Instituto de
Pesquisas da Marinha, assim como orientação em projetos de
sensores inerciais a
serem fabricados no Brasil e análise de desempenho de
sistemas a partir de um
perfil dinâmico típico.
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