Título: | INSTANTÂNEOS DA VISITA: A ESCOLA NO CENTRO CULTURAL | |||||||
Autor: |
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO |
|||||||
Colaborador(es): |
ZAIA BRANDAO - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 18/NOV/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7497&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7497&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7497 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta tese teve por objetivo investigar a relação escola e
centro cultural por
intermédio da observação de visitas realizadas por
estudantes ao Centro Cultural
Banco do Brasil/RJ entre outubro de 2003 e julho de 2004.
Essas observações
focalizaram o atendimento oferecido pelo Setor Educativo
da Instituição de modo
a interpretar como se dá a mediação com o público escolar.
Os responsáveis por
essas visitas, portanto, assumem um papel fundamental no
trabalho de campo,
provocando reflexões acerca de sua formação e atuação.
Além disso, foram
realizadas entrevistas com coordenadores, monitores,
representante da Instituição,
professoras/es e alunos visitantes, bem como foram ouvidos
os responsáveis pelos
programas culturais nas Secretarias Municipal e Estadual
de Educação e na
Secretaria Municipal das Culturas. A fotografia e análise
documental
configuraram-se como recursos complementares no trabalho
de campo. Verificouse
a expressividade das visitas de escolas públicas em
decorrência,
principalmente, da gratuidade do transporte, oferecido
pelo CCBB e por políticos
atuantes em subúrbios do município do Rio de Janeiro. Foi
possível constatar
várias pedagogias - que por vezes entravam em conflito -,
presentes por ocasião
da efetivação da visita escolar, evidenciando expectativas
diferenciadas por parte
dos envolvidos na visita. Apesar de um discurso dos
integrantes do Setor
Educativo do CCBB - no que diz respeito à opção pelo
diálogo com o público
escolar, à não intervenção, ao respeito pelo repertório
dos alunos -, em vários
momentos, imperou uma pedagogia da visita cerceadora e
controladora das
experiências dos grupos. A pesquisa ratificou a falta de
diálogo e a inexistência de
articulação entre escolas e centros culturais/ museus já
destacadas por outros
estudos. Mas, ao mesmo tempo, trouxe elementos que
possibilitaram identificar
desencontros de expectativas que, muitas vezes, foram a
base de tensões entre
professores visitantes, monitores e a equipe do Setor
Educativo. O trabalho de
campo não teve a pretensão de produzir senão instantâneos
de visitas que poderão
contribuir para uma maior integração entre escola e
espaços culturais,
reconhecendo-se, nesse sentido, a importância que ocupam
atualmente os espaços
não-formais de educação no cenário mundial de educação.
|
||||||||