Título: | TIPOGRAFIA NO ESPAÇO: RAZÃO E SENSIBILIDADE NO PROJETO GRÁFICO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ANA MANSUR DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador GUILHERME SILVA DA CUNHA LIMA - Coorientador |
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Catalogação: | 11/OUT/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7236&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7236&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7236 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta dissertação busca estabelecer uma discussão entre
duas maneiras de pensar
a solução da tipografia no projeto gráfico: aquela em que
o designer privilegia
a razão e aquela cujo foco é a sensibilidade. Através de
uma análise do
significado dos períodos moderno e pós-moderno, buscamos,
inicialmente,
investigar o contexto em que surgiram estas duas formas de
pensar. Em
seguida, examinamos o pensamento de alguns autores acerca
da concepção
mais correta do arranjo da tipografia no espaço gráfico,
trazendo a discussão
para o âmbito do design propriamente dito. Começamos por
expor
diferentes idéias sobre este tópico, escolhendo, em
seguida, três autores: Jan
Tschichold, Emil Ruder e Wolfgang Weingart. Após um breve
histórico,
foram selecionados alguns exemplos práticos que demonstram
as crenças
gráficas de cada um. Depois deste mergulho no passado, a
questão foi
trazida para a contemporaneidade, estudando-a com base no
ponto de vista
de designers que também se preocuparam com o assunto. Foi
realizado um
estudo de caso de páginas duplas da Revista brasileira
Gula, em que
foram identificados elementos gráficos próximos tanto da
racionalidade
quanto da sensibilidade. Várias imagens foram reproduzidas
no capítulo
quatro, no qual é feita a análise gráfica do material. O
objetivo desta
dissertação foi levantar questões que possam contribuir
para fomentar futuras
discussões e pesquisas dentro de um assunto vital para o
designer: as várias
formas de pensar o manejo da tipografia no espaço.
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