Título: | INTERNET COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: UM PERFIL DE ESTUDANTES DE CURSOS ON-LINE E SUAS PRÁTICAS DE NAVEGAÇÂO | |||||||
Autor: |
DANIELA PAPELBAUM |
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Colaborador(es): |
ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador |
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Catalogação: | 11/OUT/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7234 | |||||||
Resumo: | ||||||||
No mundo atual, a Internet se constitui como a principal
responsável pelo status
concedido à Educação a Distância. Muitos estudos vêm sendo
elaborados sobre a
temática, mas pouco se conhece, todavia, a respeito do
estudante que se posiciona
frente a um computador conectado à Internet, dispondo-se a
estudar a distância. A
pesquisa relatada nesta dissertação descreveu o perfil e
as práticas de navegação
de estudantes de alguns cursos on-line, bem como algumas
condições de
apreensão e apropriação desse produto educativo.
Considerando a realidade desse
sujeito como eminentemente comunicativa, este trabalho
buscou a aproximação
com os estudos da Comunicação, em especial com os
referenciais assumidos pelos
Estudos tanto de Recepção quanto os de Internet. Os
resultados obtidos podem
contribuir para a reflexão a respeito das políticas
públicas de Educação a
Distância, fornecer subsídios para as ações docentes na
referida modalidade de
ensino, bem como ajudar a compreender melhor o receptor da
Internet, cuja
constituição contrasta com a do receptor das mídias
convencionais, devido à
especificidade da mídia em questão.
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