Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INTERNET COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: UM PERFIL DE ESTUDANTES DE CURSOS ON-LINE E SUAS PRÁTICAS DE NAVEGAÇÂO
Autor: DANIELA PAPELBAUM
Colaborador(es): ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Catalogação: 11/OUT/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7234
Resumo:
No mundo atual, a Internet se constitui como a principal responsável pelo status concedido à Educação a Distância. Muitos estudos vêm sendo elaborados sobre a temática, mas pouco se conhece, todavia, a respeito do estudante que se posiciona frente a um computador conectado à Internet, dispondo-se a estudar a distância. A pesquisa relatada nesta dissertação descreveu o perfil e as práticas de navegação de estudantes de alguns cursos on-line, bem como algumas condições de apreensão e apropriação desse produto educativo. Considerando a realidade desse sujeito como eminentemente comunicativa, este trabalho buscou a aproximação com os estudos da Comunicação, em especial com os referenciais assumidos pelos Estudos tanto de Recepção quanto os de Internet. Os resultados obtidos podem contribuir para a reflexão a respeito das políticas públicas de Educação a Distância, fornecer subsídios para as ações docentes na referida modalidade de ensino, bem como ajudar a compreender melhor o receptor da Internet, cuja constituição contrasta com a do receptor das mídias convencionais, devido à especificidade da mídia em questão.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF