Título: | A RECONSTRUÇÃO DO LIVRO: UM ESTUDO EM DESIGN ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO LIVRO A PARTIR DA HIPERTEXTUALIDADE ELETRÔNICA | |||||||
Autor: |
JULIE DE ARAUJO PIRES |
|||||||
Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 10/OUT/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7228&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7228&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7228 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Ao longo da história do livro, novas tecnologias e meios
de produção alteraram-lhe
a estrutura, modificaram-lhe a forma e sua relação com o
leitor: no ocidente, a
passagem do volumen ao codex e a imprensa de Gutenberg são
exemplos de algumas
dessas transformações. Partindo da visão do historiador
francês Roger Chartier, hoje,
diante do texto eletrônico, a oposição entre o livro e a
tela deixa seu lugar para novas
formas de escrita e leitura em ambiente digital. Deste
modo, a passagem de textos do
códice (codex) impresso às telas dos computadores (e
outros dispositivos eletrônicos)
representa uma mudança no livro, que abrange,
simultaneamente, sua estrutura,
sua organização, seus modos de escrita e sua visualidade,
além de representar
uma transformação cultural, no que diz respeito a sua
morfologia, sua reprodução,
distribuição e relação com o leitor. Do ponto de vista do
Design, a tecnologia digital
e a hipermídia trazem possibilidades diversas e novas
abordagens projetuais. As
páginas são convertidas em territórios híbridos, nos quais
tipografia, imagem, som
e movimento envolvem o leitor durante o ato da leitura,
construindo um livro virtual
que somente existirá no ciberespaço e na mente inquieta do
leitor. Isto significa
um novo conceito de livro e sua reformulação enquanto um
projeto visual. Neste
contexto, a presente pesquisa aborda o design de livros,
sua relação com a literatura e
a investigação de formas narrativas desenvolvidas para
serem veiculadas em ambiente
digital. Trata-se de uma reflexão entre forma e conteúdo,
buscando relacionar, por um
lado, características do livro eletrônico que são próprias
deste novo meio e, por outro heranças que mantêm suas
raízes firmadas no solo do livro impresso.
|
||||||||