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Título: DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR
Autor: DANIELA CALDEIRA BRUNO
Colaborador(es): INES KAYON DE MILLER - Orientador
Catalogação: 10/OUT/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7224
Resumo:
Este trabalho desenvolve uma visão sobre a construção de identidades no contexto de práticas discursivas vivenciadas na formação de oficiais combatentes do Exército Brasileiro. Tais práticas evidenciam a representação dos sistemas simbólicos que dão forma a esta ecologia e às identidades suscitadas em seus participantes. As principais fontes de análise utilizadas foram textos interpretados como a materialização de um discurso de ordem social superior - o discurso pedagógico, produzidos durante exercícios de adestramento de tropas combatentes para o cumprimento de sua missão constitucional. Considerando-se que a língua carrega o potencial de produzir as ordens de significado que o dispositivo pedagógico está tentando controlar e distribuir, uma análise da organização funcional das práticas pedagógico-discursivas selecionadas, baseada no ferramental da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1985), principalmente no que tange à metafunção ideacional da linguagem e à transitividade, evidenciou que as escolhas lexicogramaticais, semânticas, fonológicas e entoacionais instanciadas constituem-se de sistemas semióticos não arbitrários de construção e representação do mundo. Essas escolhas funcionam produzindo significados particulares no âmbito da formação militar combatente, ideologicamente compartilhados e apropriados pela comunidade de prática estudada, facilitando processos de formação e representações sociais. As análises trouxeram à tona a crença de que o imaginário, o simbólico e o mítico marcham na mesma cadência que a racionalidade pretendida pelo discurso pedagógico enquanto veiculador de uma verdade e fator de construção de identidades no cotidiano das práticas discursivas que emergem nesta academia militar.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF