Título: | INGLÊS, A LÍNGUA GLOBAL DOS DIAS ATUAIS | |||||||
Autor: |
CARMEN DOLORES BRANCO DO REGO BARROS |
|||||||
Colaborador(es): |
JURGEN WALTER BERND HEYE - Orientador MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA - Coorientador |
|||||||
Catalogação: | 06/OUT/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7211&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7211&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7211 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta pesquisa aborda os problemas enfrentados pela
Humanidade para se
comunicar de maneira eficiente, tarefa dificultada pelo
número de línguas existentes no
mundo - cerca de 6.500 - e a busca de soluções para
resolver essa questão. Ela
aponta a tendência mais forte no momento, que é a de se
usar o inglês como língua
global, uma vez que ele representa poder econômico e força
política incontestáveis,
destacando que essa aceitação não deve, porém, implicar
desprestígio ou até mesmo
desaparecimento de outras línguas. O trabalho mostra que o
aprendizado do inglês deve
possibilitar a aquisição de ferramentas necessárias à
formação e desenvolvimento de
falantes verdadeiramente inseridos em um mundo
globalizado, no qual o conhecimento
em todos os seus aspectos é cada vez mais exigido e
valorizado. Além disso, ele
enfatiza que o ensino de línguas deve contribuir para
formar cidadãos conscientes dos
valores de suas próprias línguas e culturas.
|
||||||||