Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CONSTRUINDO NOSSA PRÓPRIA NARRATIVA: REVISITANDO A IDENTIDADE DO DESIGN E A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
Autor: BARBARA ALVES BETTS
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
JUAN CARLOS JELDES PONTIO - Coorientador
Catalogação: 22/JUL/2025 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774&idi=2
[es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774&idi=4
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71774
Resumo:
Esta tese explora a possibilidade do estabelecimento de epistemologias latino- americanas do design, pautadas na experiência social, cultural, política e econômica da região. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, este estudo visa buscar caminhos para a construção conjunta de uma identidade do design que represente a América Latina por meio de um referencial próprio. Nesse sentido, a educação desempenha um papel essencial no entrelace com o design ao ser o espaço principal de análise para a construção de epistemologias que contemplem sua atuação esse contexto. Este estudo tem como principal objetivo propor estruturas para epistemologias de design latino-americanas que possa ser aplicada em contextos educacionais interdisciplinares para promover práticas de design socialmente relevantes e culturalmente sensíveis. A tese contempla o estudo de caso de dois projetos, um realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e outro na Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, os quais exemplificam como pode funcionar dinâmicas de ensino guiadas por objetos e metodologias provenientes do design.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF