Título: | CONSTRUINDO NOSSA PRÓPRIA NARRATIVA: REVISITANDO A IDENTIDADE DO DESIGN E A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA | ||||||||||||
Autor: |
BARBARA ALVES BETTS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador JUAN CARLOS JELDES PONTIO - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 22/JUL/2025 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774&idi=2 [es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774&idi=4 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71774 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese explora a possibilidade do estabelecimento de epistemologias latino-
americanas do design, pautadas na experiência social, cultural, política e econômica
da região. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, este estudo visa buscar
caminhos para a construção conjunta de uma identidade do design que represente
a América Latina por meio de um referencial próprio. Nesse sentido, a educação
desempenha um papel essencial no entrelace com o design ao ser o espaço principal
de análise para a construção de epistemologias que contemplem sua atuação
esse contexto. Este estudo tem como principal objetivo propor estruturas para
epistemologias de design latino-americanas que possa ser aplicada em contextos
educacionais interdisciplinares para promover práticas de design socialmente
relevantes e culturalmente sensíveis. A tese contempla o estudo de caso de dois
projetos, um realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e
outro na Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, os quais exemplificam
como pode funcionar dinâmicas de ensino guiadas por objetos e metodologias
provenientes do design.
|
|||||||||||||
|