Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DA TELA À AÇÃO: O PODER DO AUDIOVISUAL NO ENGAJAMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE
Autor: LUIZA PEREDO SARMENTO
Colaborador(es): ALEXANDRO SOLORZANO - Orientador
Catalogação: 15/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71581&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71581&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71581
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo embasar a elaboração da apresentação de um documento (Pitch Deck) com a finalidade de captar o interesse de parceiros estratégicos, investidores, e auxiliar no enquadramento do projeto em leis de incentivo que possam viabilizar a materialização da série documental e distribuição para exibidores. Para tal foi levantada a seguinte pergunta: Qual é o papel das narrativas audiovisuais na transformação de atitudes em relação à sustentabilidade? Para responder foram elaborados três objetivos específicos: uma revisão de literatura que apresenta um contexto, uma forma alternativa de pensar os sistemas humanos, considerando o pensamento-vivo e a lógica do universo vegetal, reconhece a comunicação e as mídias como ferramentas potentes de criação de novas utopias, faz uma análise crítica sobre a forma como é feita a comunicação climática, propõe formas práticas de comunicar com o objetivo de gerar autopersuasão para o engajamento na mudança de hábitos, e analisa a prática das produções audiovisuais, em relação aos ODS, no dia-a-dia das etapas de produção. Além disso foi realizada, uma análise de estudos de casos, observando conteúdos audiovisuais já experimentados, e a proposta do projeto da série documental Plante sua História, que leva em conta todos os elementos apresentados nesta dissertação. O ponto de partida para o desenvolvimento do projeto baseou-se na obra Regenerantes de Gaia, de Fábio Scarano, que compreende o planeta Terra como um organismo vivo e que por associação lógica, as células de regeneração desse organismo, merecem ser buscadas e investigadas. Scarano parte do pressuposto que a biosfera e os vegetais superiores seriam o melhor lugar para iniciar essa busca, uma vez que constituem 99 porcento da biomassa da Terra, e prestam serviços ecossistêmicos para toda a vida no planeta, mas que essas espécies-tronco não estariam restritas ao reino vegetal, sendo possível encontrar exemplos inclusive entre os seres humanos, comprometidos com a regeneração do planeta, cujos indicadores estão presentes nas metas da agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF