Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MASOQUISMO: UMA LINHA TÊNUE ENTRE A BUSCA PELA MORTE E A SUSTENTAÇÃO DA VI
Autor: SARA DIAS SALVATI
Colaborador(es): MONAH WINOGRAD - Orientador
Catalogação: 14/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71536&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71536&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71536
Resumo:
Esta dissertação investiga o conceito de masoquismo na teoria freudiana, analisando seu desenvolvimento, reformulações e implicações teóricas e clínicas. Partindo da formulação inicial do masoquismo como perversão sexual, o estudo percorre as transformações conceituais até sua articulação com a pulsão de morte e a compulsão à repetição. A pesquisa propõe uma distinção entre o masoquismo estruturante, que sustenta a dor sem levar à destruição psíquica, e o masoquismo enquanto adoecimento, relacionado à culpa, ao Supereu punitivo e à submissão ao outro. Além das formulações de Freud, são discutidas contribuições posteriores, como o masoquismo guardião da vida e o masoquismo mortífero de Rosenberg. A dissertação também explora representações do masoquismo na cultura e utiliza referências cinematográficas para ilustrar suas manifestações subjetivas. A partir desse raciocínio de pesquisa, busca-se evidenciar a complexidade do masoquismo, mostrando como ele pode operar tanto na sustentação psíquica quanto na repetição destrutiva do sofrimento.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF