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Estatística
Título: FORMAÇÃO DE DIRETORES: UM ESTUDO DE CASO
Autor: MARIA LUIZA SILVA COSTA
Colaborador(es): CYNTHIA PAES DE CARVALHO - Orientador
SILVINA JULIA FERNANDEZ - Coorientador
Catalogação: 10/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71507&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71507&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71507
Resumo:
A dissertação analisa um curso oferecido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) aos diretores em exercício na rede municipal em 2020. De caráter qualitativo, a pesquisa utiliza como principal fonte a análise de conteúdo do material pedagógico do curso, a análise documental das informações disponíveis nas plataformas da SME-RJ e do Instituto parceiro da SME-RJ, com foco na proposta formativa e sua operacionalização, complementada por entrevistas com um tutor, um cursista e um gestor do nível central. Busca-se compreender os processos decisórios que motivaram a escolha e a oferta do curso e a descrição detalhada do processo de sua execução, considerando o público-alvo e o contexto em que o curso foi implementado. Além disso, o estudo examina os a estrutura e a execução da formação, os conteúdos do material didático do curso e suas referências, a sequência de organização didática, as atividades e dinâmicas aplicadas, os objetivos definidos e as formas de avaliação adotadas. A partir disso discute-se a adequação da proposta às necessidades e desafios do exercício da gestão escolar na rede municipal do Rio de Janeiro. Em que pese a relevância da oferta de uma formação em serviço para todos os gestores escolares, o estudo mostra que a formação de gestores oferecida - apoiada em referências internacionais e conceitos de matriz empresarial-corporativa - teve como desafio vincular os conceitos trabalhados com o cotidiano escolar. A análise realizada indicou que a formação de gestores escolares no Brasil precisa ir além da preparação técnica e administrativa focada no planejamento estratégico e no cumprimento de metas, aspectos que não dão conta da complexidade que envolve o cotidiano das escolas públicas - espaços marcados por desigualdades sociais, tensões políticas e desafios pedagógicos diversos. Finalmente, o estudo aponta para a necessidade de oferta complementar de formação continuada, contextualizada e avaliada para fortalecer a atuação dos líderes educacionais.
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