Título: | FORMAÇÃO DE DIRETORES: UM ESTUDO DE CASO | ||||||||||||
Autor: |
MARIA LUIZA SILVA COSTA |
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Colaborador(es): |
CYNTHIA PAES DE CARVALHO - Orientador SILVINA JULIA FERNANDEZ - Coorientador |
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Catalogação: | 10/JUL/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71507&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71507&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71507 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A dissertação analisa um curso oferecido pela Secretaria Municipal de
Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) aos diretores em exercício na rede
municipal em 2020. De caráter qualitativo, a pesquisa utiliza como principal fonte
a análise de conteúdo do material pedagógico do curso, a análise documental das
informações disponíveis nas plataformas da SME-RJ e do Instituto parceiro da
SME-RJ, com foco na proposta formativa e sua operacionalização,
complementada por entrevistas com um tutor, um cursista e um gestor do nível
central. Busca-se compreender os processos decisórios que motivaram a escolha e
a oferta do curso e a descrição detalhada do processo de sua execução,
considerando o público-alvo e o contexto em que o curso foi implementado. Além
disso, o estudo examina os a estrutura e a execução da formação, os conteúdos do
material didático do curso e suas referências, a sequência de organização didática,
as atividades e dinâmicas aplicadas, os objetivos definidos e as formas de
avaliação adotadas. A partir disso discute-se a adequação da proposta às
necessidades e desafios do exercício da gestão escolar na rede municipal do Rio
de Janeiro. Em que pese a relevância da oferta de uma formação em serviço para
todos os gestores escolares, o estudo mostra que a formação de gestores oferecida
- apoiada em referências internacionais e conceitos de matriz
empresarial-corporativa - teve como desafio vincular os conceitos trabalhados
com o cotidiano escolar. A análise realizada indicou que a formação de gestores
escolares no Brasil precisa ir além da preparação técnica e administrativa focada
no planejamento estratégico e no cumprimento de metas, aspectos que não dão
conta da complexidade que envolve o cotidiano das escolas públicas - espaços
marcados por desigualdades sociais, tensões políticas e desafios pedagógicos
diversos. Finalmente, o estudo aponta para a necessidade de oferta complementar
de formação continuada, contextualizada e avaliada para fortalecer a atuação dos
líderes educacionais.
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