Título: | REPENSANDO A PRESENÇA DO LÚDICO NO ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO NORMAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
ARTHUR PEREIRA NUNES |
||||||||||||
Colaborador(es): |
PATRICIA COELHO DA COSTA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 10/JUL/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71489 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho busca refletir sobre o conceito de lúdico no ensino de história
para os anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, tem como campo de
investigação dois colégios de curso Normal da rede estadual do Estado do Rio de
Janeiro localizados na Baixada Fluminense. A pesquisa tem por objetivo identificar,
definir e desenvolver estratégias para o uso do lúdico no ensino de história para
crianças, através da análise. As fontes usadas foram as propostas curriculares do
Curso Normal da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro
(SEEDUC/RJ), além de dados das entrevistas com professores das disciplinas
pedagógicas, de rodas de conversa e de oficinas com os alunos do curso.
Metodologicamente, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo em vista a
investigação sobre o lúdico e sobre o currículo e, posteriormente, empreendeu-se
observação participante em toda a dinâmica com alunos e professores. Por meio da
análise do currículo, questionários, entrevistas, rodas de conversa e oficinas, foi
possível perceber que existe uma carência em relação ao ensino de história na
formação de professores no Curso Normal, o que prejudica a compreensão do
conceito de lúdico como instrumento importante na construção do conhecimento
histórico nos anos iniciais do ensino fundamental.
|
|||||||||||||
|