Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: REPENSANDO A PRESENÇA DO LÚDICO NO ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO NORMAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor: ARTHUR PEREIRA NUNES
Colaborador(es): PATRICIA COELHO DA COSTA - Orientador
Catalogação: 10/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71489&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71489
Resumo:
Este trabalho busca refletir sobre o conceito de lúdico no ensino de história para os anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, tem como campo de investigação dois colégios de curso Normal da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro localizados na Baixada Fluminense. A pesquisa tem por objetivo identificar, definir e desenvolver estratégias para o uso do lúdico no ensino de história para crianças, através da análise. As fontes usadas foram as propostas curriculares do Curso Normal da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), além de dados das entrevistas com professores das disciplinas pedagógicas, de rodas de conversa e de oficinas com os alunos do curso. Metodologicamente, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo em vista a investigação sobre o lúdico e sobre o currículo e, posteriormente, empreendeu-se observação participante em toda a dinâmica com alunos e professores. Por meio da análise do currículo, questionários, entrevistas, rodas de conversa e oficinas, foi possível perceber que existe uma carência em relação ao ensino de história na formação de professores no Curso Normal, o que prejudica a compreensão do conceito de lúdico como instrumento importante na construção do conhecimento histórico nos anos iniciais do ensino fundamental.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF