Título: | QUANDO O CONTEXTO ENTRA EM CENA: CARREIRAS ARTÍSTICAS NA COMUNIDADE DO VIDIGAL | ||||||||||||
Autor: |
MARCELO JUCA QUINTAO |
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Colaborador(es): |
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - Orientador |
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Catalogação: | 09/JUL/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71472&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71472&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71472 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa, desenvolvida na área de Administração e, sobretudo, no
campo dos estudos de carreiras, tem como finalidade central, investigar os
condicionantes contextuais que influenciam a trajetória profissional de artistas
oriundos das camadas populares, com foco na experiência de indivíduos formados
pela associação cultural Nós do Morro. A pesquisa parte da premissa de que os
estudos de carreira frequentemente enfatizam a agência individual e a mobilização
de competências pelos artistas, desconsiderando a influência estrutural do contexto
social na construção dessas carreiras. Com base na teoria da prática de Pierre
Bourdieu, a tese analisa como os conceitos de habitus, campo e capital (cultural,
social, econômico e simbólico) interagem para moldar as oportunidades e os
desafios enfrentados por esses profissionais. O estudo busca compreender de que
forma esses artistas negociam e articulam seus capitais para ingressar e se manter
no competitivo mercado das artes cênicas, marcado pela seletividade e pela forte
presença de redes de relacionamento. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa,
com entrevistas e análise de trajetórias de artistas que passaram pelo Nós do Morro,
instituição reconhecida por formar atores da comunidade do Vidigal para o mercado
cultural. Os resultados evidenciam que, embora esses indivíduos tenham
conquistado espaço na indústria criativa, suas trajetórias são fortemente
atravessadas por barreiras estruturais e dinâmicas de exclusão simbólica e material.
Assim, o estudo contribui para os debates sobre carreiras artísticas, mobilidade
social e as estratégias necessárias para que artistas oriundos de grupos
marginalizados possam consolidar suas carreiras profissionais.
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