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Estatística
Título: IMPACTO DE PROGRAMA DE TREINAMENTO EM GESTÃO PARA EMPREENDEDORES DE COMUNIDADES DESFAVORECIDAS
Autor: MICHELLE GONCALVES MARQUES PACHECO
Colaborador(es): RENATA PEREGRINO DE BRITO - Orientador
Catalogação: 03/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71424&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71424&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71424
Resumo:
Este estudo analisa o impacto de um Programa de Treinamento Empresarial (PTE) na adoção de práticas de negócio e no desempenho de microempreendedores em comunidades desfavorecidas do Rio de Janeiro, bem como a influência da pré-existência de objetivos específicos por parte dos microempreendedores na relação entre o treinamento empresarial e a adoção de práticas de negócio entre 2020 e 2022. A primeira etapa consistiu em uma revisão sistemática da literatura sobre PTEs em países em desenvolvimento, que revelou impactos positivos sobre práticas de negócio e impactos financeiros menos consistentes, especialmente em contextos de alta vulnerabilidade. A segunda etapa envolveu um quase experimento com análise empírica de dados coletados antes e após o treinamento do PTE. Os resultados apontam que o PTE contribuiu positivamente para a adoção de práticas de negócio, com efeitos consistentes nas áreas de controle de custos e fluxo de caixa, e efeitos mais limitados em planejamento financeiro. A definição de objetivos e metas específicas pelos participantes esteve parcialmente associada à maior adoção das práticas relacionadas, indicando que, em determinados contextos, a presença de metas claras relacionadas ao conteúdo do programa pode potencializar seus efeitos. Por outro lado, os impactos sobre o desempenho financeiro foram heterogêneos, sugerindo que os ganhos econômicos podem depender de maior tempo de maturação das práticas adotadas. A análise também revelou que participantes com dificuldades no uso de mídias digitais apresentaram menor variação no uso de práticas, evidenciando o papel da exclusão digital como barreira à efetividade de treinamentos online em territórios marcados por desigualdades estruturais.
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