Título: | DO CONTINENTAL AO INDIVIDUAL: TEORIA, LITERATURA E ARTE INTERPRETANDO IDENTIDADES NA ÁFRICA E NO BRASIL | |||||||
Autor: |
RODRIGO ORDINE GRACA |
|||||||
Colaborador(es): |
MARILIA ROTHIER CARDOSO - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 27/SET/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7139&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7139&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7139 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A dissertação propõe um olhar reflexivo sobre aspectos
teóricos e artístico-literários relacionados à
interpretação do conceito de
identidade em produções de artistas e escritores de países
africanos de
língua inglesa (Nigéria), de língua portuguesa (Angola) e
do Brasil. O
estudo de uma obra autobiográfica de Wole Soyinka, de um
romance
histórico de Pepetela (cognome de Artur Pestana), de parte
da
correspondência e de dois filmes de Glauber Rocha e,
ainda, de uma
peça de teatro, além de depoimentos de Abdias do
Nascimento (ativista
político e editor do jornal Quilombo), compôs o corpus que
possibilitou a
percepção do processo de construção identitária via arte e
literatura. Nas
conjunções entre teoria e arte, entre África e Brasil,
entre identidades
continentais, nacionais, grupais e individuais, a proposta
de interpretação
do termo identidade (e suas implicações) foi forjada tendo-
se em vista a
complexa estrutura da realidade colonial, pós-colonial e
neocolonial com
referência às dimensões culturais que os países citados
apresentam.
|
||||||||