Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: COMO A SEGURANÇA PSICOLÓGICA AFETA A CULTURA DE APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES
Autor: ALEXIA GUIMARAES D DO NASCIMENTO
Colaborador(es): PATRICIA AMELIA TOMEI - Orientador
Catalogação: 01/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71383&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71383&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71383
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo explorar a relação entre a segurança psicológica e a cultura de aprendizagem nas organizações, considerando o contexto de mudanças e inovações constantes no ambiente de trabalho. A literatura organizacional tem demonstrado que um ambiente com mais segurança psicológica é também um ambiente com uma cultura de aprendizado caracterizada pela comunicação aberta, reconhecimento de erros e troca de ideias. Nesse sentido, a segurança psicológica tem papel fundamental, pois permite que os funcionários expressem suas opiniões, compartilhem conhecimentos e assumam riscos interpessoais sem medo de punição ou julgamento. Para investigar essa relação, foram realizadas 25 entrevistas semiestruturadas com membros de diferentes equipes de trabalho, empresas e segmentos de atuação. A partir da análise de conteúdo dessas entrevistas foram identificados os padrões e os desafios na construção de um ambiente organizacional que favoreça o aprendizado, dividindo a análise de resultados em categorias diferentes: percepção dos funcionários referente à segurança psicológica e à cultura de aprendizagem; apoio e intervenções referentes a segurança psicológica e a cultura de aprendizagem; e consequências da segurança psicológica e da cultura de aprendizagem. Os resultados revelaram que um ambiente psicologicamente seguro promove uma forte cultura de aprendizagem organizacional no ambiente de trabalho e esse clima nas equipes traz benefícios tanto para os indivíduos quanto para o grupo e a organização, além de contribuir para uma melhor compreensão sobre como a segurança psicológica influencia a cultura de aprendizagem no ambiente de trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF