Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: RASTREAMENTO E EVIDENCIAÇÃO DE AÇÕES DE DESCARBONIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE QAV UTILIZANDO BLOCKCHAIN
Autor: AMANDA SEABRA KISTLER
Colaborador(es): LEONARDO LIMA GOMES - Orientador
Catalogação: 01/JUL/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71375&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71375&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71375
Resumo:
O foco deste trabalho é mapear as cadeias de valor e de produção do querosene de aviação (QAV), com atenção especial aos pontos em que ações de descarbonização estão sendo implementadas e monitoradas. Para isso, propõe-se o uso da tecnologia blockchain, que permite a criação de um registro imutável das cadeias de produção e valor desse combustível. Essa abordagem proporciona transparência em todo o processo – da produção ao abastecimento das aeronaves – ao garantir a rastreabilidade da origem do QAV e sua conformidade com as regulamentações de segurança. Como principal contribuição, o estudo propõe a tokenização de atributos relacionados à descarbonização por meio de NFTs (tokens não fungíveis), que poderiam servir como instrumentos de comprovação para os clientes finais e até ser negociados em um mercado secundário. A natureza descentralizada e imutável de uma tecnologia de ledger distribuído (TLD) não apenas aprimora a gestão de métricas associadas à transição energética, como também minimiza o risco de fraudes – o que permite a automação de transações por meio de contratos inteligentes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF