Título: | A EDUCAÇÃO À PROVA DE CÓDIGO: PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE A PERSONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
ANDRE LUIZ REYNAUD SAMPAIO |
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Colaborador(es): |
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 25/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71264 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A crescente adoção de tecnologias digitais educacionais tem sido amplamente
promovida como um caminho para a personalização da aprendizagem,
especialmente em escolas privadas, onde a infraestrutura tende a ser mais favorável
à sua implementação. No entanto, essa integração também levanta questionamentos
sobre sua real efetividade, a autonomia docente e os desafios estruturais impostos
por plataformas digitais que coletam e analisam dados pessoais. Nesse cenário, esta
pesquisa buscou compreender como os professores percebem e vivenciam a
personalização da aprendizagem mediada por tecnologias digitais em escolas
privadas do Rio de Janeiro. O estudo teve três objetivos específicos: (1) analisar as
experiências e opiniões dos docentes em relação à integração dessas tecnologias em
suas práticas pedagógicas; (2) compreender suas percepções sobre o potencial e as
limitações dessas ferramentas no contexto escolar; e (3) analisar suas preocupações
e expectativas quanto ao uso de dados educacionais na personalização da
aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho está fundamentado em autores como Neil
Selwyn (2022), Ben Williamson (2016) e Kate Crawford (2022), que questionam a
padronização, a centralização de processos e os impactos éticos do uso de dados na
educação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas
com professores de escolas privadas do Rio de Janeiro. Foram conduzidas
entrevistas semiestruturadas com docentes que se voluntariaram a compartilhar suas
experiências e percepções sobre a personalização da aprendizagem mediada por
tecnologias digitais. A análise das entrevistas foi realizada à luz do referencial
teórico da pesquisa, buscando identificar padrões, contradições e desafios
enfrentados pelos professores na integração dessas ferramentas em suas práticas
pedagógicas. Os achados evidenciam que a personalização da aprendizagem, na
prática, nem sempre se traduz em maior autonomia para professores e alunos, sendo
muitas vezes moldada por interesses institucionais e empresariais. Assim, sugere-
se que, para que a personalização mediada por tecnologia cumpra suas promessas,
é essencial investir na formação docente, no fortalecimento da autonomia
pedagógica e em políticas institucionais que garantam um uso mais crítico e ético
das ferramentas digitais na educação.
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