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Título: MUSEUS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Autor: PATRICIA REGINA SANTOS GARCIA
Colaborador(es): MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - Orientador
Catalogação: 18/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71136&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71136&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71136
Resumo:
Esta tese investiga as ações e estratégias formativas realizadas pelos museus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para professores da Educação Básica, destacando a importância da Educação Museal como estratégia para o desenvolvimento profissional docente. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com desenvolvimento metodológico por meio das etapas de aplicação de entrevistas para os representantes museais, de realização de observações das ações formativas dos museus para docentes e por meio de investigação da percepção dos professores participantes, produzindo dados para análise de conteúdo. Para mapear os museus e suas estratégias formativas, incidiu a aplicação de questionário para representantes museais, e outro específico para coletar a percepção dos professores da Educação Básica. A escolha dos indicadores está fundamentada em referenciais teóricos que conectam diretamente as ações formativas para docente ao contexto museal, considerando aspectos culturais, sociais e científicos. A análise dos dados revela que a experiência em museus não apenas enriquece o currículo dos professores, mas também promove uma compreensão mais aprofundada da educação cultural e científica, essencial para a prática pedagógica contemporânea. Destaca-se a necessidade de uma formação que integre aspectos teóricos e práticos, conforme as diretrizes da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). Além disso, aponta para os desafios enfrentados na implementação de ações formativas que integrem o espaço museal ao cotidiano escolar, sugerindo que os museus podem ser aliados valiosos na construção de uma educação mais contextualizada e plural. A pesquisa conclui que a formação continuada e a colaboração entre educadores e profissionais de museus são fundamentais para a atualização de um currículo que atenda às demandas contemporâneas da educação. Os museus mostram-se como instituições importantes no desenvolvimento profissional docente, servindo como espaços de aprendizado e reflexão que favorecem a construção de saberes e práticas educativas inovadoras. Ademais, a pesquisa propõe um diálogo contínuo entre a escola e os museus, sugerindo que a ampliação dessa interação pode contribuir significativamente para o desenvolvimento profissional docente e enriquecer o processo educativo.
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