Título: | MUSEUS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | ||||||||||||
Autor: |
PATRICIA REGINA SANTOS GARCIA |
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Colaborador(es): |
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - Orientador |
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Catalogação: | 18/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71136&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71136&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71136 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese investiga as ações e estratégias formativas realizadas
pelos museus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para
professores da Educação Básica, destacando a importância da Educação
Museal como estratégia para o desenvolvimento profissional docente. A
pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com desenvolvimento
metodológico por meio das etapas de aplicação de entrevistas para os
representantes museais, de realização de observações das ações
formativas dos museus para docentes e por meio de investigação da
percepção dos professores participantes, produzindo dados para análise
de conteúdo. Para mapear os museus e suas estratégias formativas, incidiu
a aplicação de questionário para representantes museais, e outro
específico para coletar a percepção dos professores da Educação Básica.
A escolha dos indicadores está fundamentada em referenciais teóricos que
conectam diretamente as ações formativas para docente ao contexto
museal, considerando aspectos culturais, sociais e científicos. A análise
dos dados revela que a experiência em museus não apenas enriquece o
currículo dos professores, mas também promove uma compreensão mais
aprofundada da educação cultural e científica, essencial para a prática
pedagógica contemporânea. Destaca-se a necessidade de uma formação
que integre aspectos teóricos e práticos, conforme as diretrizes da Política
Nacional de Educação Museal (PNEM). Além disso, aponta para os
desafios enfrentados na implementação de ações formativas que integrem
o espaço museal ao cotidiano escolar, sugerindo que os museus podem
ser aliados valiosos na construção de uma educação mais contextualizada
e plural. A pesquisa conclui que a formação continuada e a colaboração
entre educadores e profissionais de museus são fundamentais para a
atualização de um currículo que atenda às demandas contemporâneas da
educação. Os museus mostram-se como instituições importantes no
desenvolvimento profissional docente, servindo como espaços de
aprendizado e reflexão que favorecem a construção de saberes e práticas
educativas inovadoras. Ademais, a pesquisa propõe um diálogo contínuo
entre a escola e os museus, sugerindo que a ampliação dessa interação
pode contribuir significativamente para o desenvolvimento profissional
docente e enriquecer o processo educativo.
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