Título: | RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS EM COMUNIDADES EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ECOLÓGICA | ||||||||||||
Autor: |
EVANIA DE PAULA MUNIZ |
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Colaborador(es): |
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA - Orientador |
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Catalogação: | 12/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70979&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70979&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70979 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Atravessamos um período de insegurança, mudanças e incertezas, no qual
precisamos mais do nunca voltarmos a atenção ao bem-estar individual e coletivo,
para lidarmos com as consequências dos últimos anos de pandemia e o agravamento
de crises no campo climático, social e político. Para tanto, a pesquisa aqui
documentada investiu na ressignificação de espaços ociosos em áreas periféricas,
tendo como campo a comunidade do Vidigal e a experiência docente numa escola
municipal da Zona Oeste, ambas no Rio de Janeiro. Através da produção de hortas,
jardins, áreas de convivência e práticas pedagógico ecológicas, levamos aos
moradores destas localidades segurança alimentar, autocuidado e atividades de
lazer. Tais transformações oportunizou às famílias que tivessem outras opções
nutricionais em seu cotidiano, o contato com aprendizados ancestrais, além do
aprofundamento de laços afetivos com seus territórios. Saberes latentes nas
comunidades, mas que não são postos em prática devido ao modo de vida acelerado
e agressivo que a cidade impõe. Buscamos apoio em autores como o biólogo
Edward Wilson e sua obra Biofilia (1984) e Yi-Fu Tuan com Espaço e lugar (1983)
para pensar as relações entre sujeito e natureza; vozes de pesquisadores da PUC
Rio colaboraram com a premissa do design em parceria, cujo foco é a
horizontalidade e o fazer com para uma construção real e eficaz; no campo da
sustentabilidade, trouxemos Ezio Manzini com Design para a inovação social e
sustentabilidade (2008), que nos apoiou quanto à ressignificação de espaços e bem
estar comunitário; Alberto Acosta, com O bem viver: uma oportunidade para
imaginar outros mundos (2016), e Victor Papanek em Design para o mundo real
(2014[1971]) como estimuladores desse discurso. Com esses autores, dialogamos
sobre um viver focado em inclusão, sustentabilidade e renovação.
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