Título: | ARQUIVO E MEMÓRIA EM QUADRINHOS: OS RASTROS DO PASSADO EM METAMAUS | ||||||||||||
Autor: |
DANIEL HENRIQUE SCHULZE BATISTA |
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Colaborador(es): |
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO - Orientador |
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Catalogação: | 12/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70953&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70953&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70953 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa Arquivo e memória em quadrinhos: os rastros do passado em
MetaMaus tem como objetivo compreender como Art Spiegelman mobilizou um
vasto arquivo privado, constituído ao longo de quase duas décadas de pesquisas,
para dar forma estética e narrativa à graphic novel Maus: a história de um
sobrevivente, que se transforma em um arquivo por si só e contribui para a
elaboração da memória coletiva da Shoah. A análise comparativa entre Maus e
MetaMaus conduz esse trabalho, que mergulha no material do compêndio para
identificar as referências e motivações temáticas do autor, além de investigar
como os arquivos de MetaMaus são articulados nas páginas da HQ. Serão alvo de
estudo, por exemplo, os testemunhos orais como base da criação de Maus —
principalmente aquele coletado por Spiegelman com seu pai Vladek, sobrevivente
do campo de concentração de Auschwitz —; as referências visuais da graphic
novel e a forma como o autor se apropria delas para imaginar um mundo
inimaginável; os significados das escolhas estéticas e representacionais do
quadrinista; e a representação de Anja Spiegelman, mãe do autor, a partir dos
rastros presentes em MetaMaus.
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