Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AVALIANDO O USO DO CHATGPT NO APOIO AO DESIGN DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS
Autor: GEORGE MORENO DE OLIVEIRA
Colaborador(es): SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - Orientador
Catalogação: 11/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70945&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70945&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70945
Resumo:
Grandes modelos de linguagem (Large Language Models - LLMs), usados por ferramentas como o ChatGPT, podem ajudar a recuperar as informações para responder perguntas, construir imagens e áudios, e auxiliar em atividades complexas, como o design de visualização de dados. Alguns trabalhos exploram o uso de LLMs para realizar certas atividades de design, porém não encontramos estudos diretos sobre todo o processo. Em geral, focam na geração e ideação do produto final, e não no processo de design. Este trabalho investiga a capacidade dessas ferramentas generativas em auxiliar iniciantes a utilizar métodos e ferramentas ao longo de um processo de design de visualização. Sendo assim, buscamos responder à pergunta: Como os LLMs podem apoiar o processo de design de visualização? Em um estudo preliminar com o ChatGPT, exploramos diferentes estratégias para construção de prompts para gerar e justificar recomendações de visualizações de dados. Esse estudo também nos ajudou a definir critérios que podem ser utilizados para avaliar a qualidade das respostas desse tipo de modelo. Nesta dissertação, investigamos técnicas e ferramentas utilizadas nas atividades de design, construímos prompts para execução dessas técnicas com designers não especialistas em visualização e avaliamos, com especialistas, o processo de construção de guias de design para as atividades buscando entender as diferenças e similaridades entre os dois. Para isso, definimos um contexto de uso e um conjunto de critérios que nos permitiu avaliar a interação bem como a percepção dos participantes na comunicação com o modelo. Ao fim da execução do processo metodológico, foi possível perceber que o ChatGPT é capaz de apoiar em níveis diferentes atividades abstratas ou mais tangíveis. Porém, não podemos, até o momento, indicar esse tipo de modelo para usuários leigos ou novatos que não tenham conhecimento suficiente na área para julgarem a qualidade das respostas do modelo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF