Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: XHITS: ESTENDENDO O ALGORITMO HITS PARA EXTRAÇÃO DE TÓPICOS NA WWW
Autor: FRANCISCO BENJAMIM FILHO
Colaborador(es): RUY LUIZ MILIDIU - Orientador
Catalogação: 20/SET/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7081&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7081&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7081
Resumo:
O ambiente baseado em hyperlink possui na sua topologia informações substanciais sobre o seu conteúdo. Baseado nesse tipo de ambiente, Jon Kleingerg desenvolveu um conjunto de algoritmos, popularmente conhecido como HITS (Hyperlink Induced Topic Search), que utiliza a estrutura de hyperlinks na WWW para extrair essas informações. O foco central desses algoritmos é a classificação de tópicos de busca de caráter geral na WWW, através da descoberta de páginas que representam autoridade sobre tais tópicos. Para tanto, os algoritmos formulam a noção de autoridade considerando o relacionamento, decorrente da estrutura de hyperlink, entre o conjunto de páginas que são autoridades relevantes e o conjunto de páginas que apontam para essas, denominadas de hubs. Jon Kleingerg definiu, portanto, uma relação de interdependência entre os conjuntos anteriormente citados: uma boa autoridade será uma página apontada por bons hubs e um bom hub será uma página que aponta para boas autoridades. Neste trabalho, propomos a extensão do modelo formulado por Jon Kleingerg, através da inserção de novos conceitos nas relações de interdependência entre autoridades e hubs. Assim, formulamos um algoritmo estendido, XHITS (Extended Hyperlink Induced Topic Search), que visa melhorar a classificação das autoridades do ambiente. Nessa extensão as autoridades são apontadas por bons hubs, às vezes apontadas por bons portais e também apontam para boas novidades. Os bons hubs são páginas que apontam para boas autoridades e novidades, e são apontados por bons portais. As boas novidades são páginas que são apontadas pelas boas autoridades, pelos bons hubs e pelos bons portais e bons portais são páginas que apontam para as boas autoridades, para bons hubs e para boas novidades. Adicionalmente, mostramos que o algoritmo proposto converge e também os diversos resultados experimentais que indicam a melhoria na precisão dos hiperdocumentos recuperados.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF