Título: | ENTRE RAIOS E CHOQUES: A IDEIA DE SABEDORIA POÉTICA A PARTIR DO CHOQUE BAUDELAIRIANO E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE | ||||||||||||
Autor: |
GABRIEL ELIAS SILVEIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 05/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70770&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70770&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70770 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente projeto parte da hipótese de que a experiência do choque –
como teorizado a partir do poema À une passante por Walter Benjamin e
trabalhado posteriormente pela fortuna crítica de Charles Baudelaire – pode ser
vinculada com a noção de sabedoria poética de Giambattista Vico ao ser
compreendida como uma crítica à centralidade da lógica cartesiana no
pensamento moderno. Ao mesmo tempo, me interessam os atravessamentos
entre a experiência do choque e as noções de metáfora, símbolo e
correspondência, e a perspectiva dessas agências como pontos de tensão que
questionam os princípios conceitualizantes costumeiramente vinculados à ideia
de linguagem. O projeto tem caráter teórico, e busca articular os conceitos
mencionados de modo a embasar a hipótese do choque baudelairiano como um
elemento disruptivo na vida cotidiana.
|
|||||||||||||
|